quarta-feira, 13 de junho de 2012

FASE FINAL - INICIADOS MASCULINOS

A Académica S. Mamede conquistou em Esmoriz, o seu 5º Campeonato Nacional no escalão, sucedendo ao CV Oeiras.
Numa Fase Final muito disputada e com muito público a assistir, o agora Campeão Nacional estreou-se com uma derrota frente
à Académica Espinho num jogo decidido apenas no 5º set, com a equipa da cidade da Costa Verde a anular sempre a vantagem do adversário até ao se decisivo set e que venceu com o parcial de 15-12.

O grande equilíbrio entre os finalistas era confirmado no 2º jogo da 1ª jornada com novo 3:2, entre o Esmoriz GC e o Ala N’Álvares de Gondomar. Os gondomarenses ganharam os dois primeiros sets já nas vantagens por 29-27 e 27-25, mas a equipa anfitriã não desistiu de procurar a vitória e adiou a decisão do jogo vencendo o 3º e o 4º set com uns confortáveis 25-17 e 25-14.
Com o favoritismo a pender para a equipa da casa, motivada até pela recuperação no marcador, foi no entanto a equipa de Gondomar que acabou por contrariar o sentido do jogo e fechar o 5º set com 15-10.

À procura da 1ª vitória que os manteria ainda na corrida para o título, Académica S. Mamede e o Esmoriz abriram a 2ª jornada com uma vitória por 3:1 a sorrir aos academistas que venceram o 1º set e perderam o 2º tal como no jogo do dia anterior, mas agora com um desfecho diferente.

A 2ª jornada ficou completa com novo 3:2 no jogo entre o Ala de Gondomar e a Académica de Espinho, com os gondomarenses a repetirem a vitória da 1ª jornada e a manterem-se invictos na competição.

Na abertura da derradeira jornada que decidiria o campeonato, o Esmoriz afasta do título a Académica de Espinho com uma vitória por 3:1, depois de entrar a perder por 25-22 no 1º set.

Numa verdadeira final, Ala e Académica decidiam no último jogo quem levaria para casa o Troféu e nada melhor que uma vitória discutida em 5 sets para celebrar um fim-de-semana que a Direcção do Esmoriz GC reconheceu ter sido “…uma autêntica festa do voleibol de formação”.

Com 10 sets (!) já disputados, é o Ala de Gondomar que assume a liderança no marcador com o 1º parcial fechado nas vantagens por 26-24. Com um duplo 25-22 intercalado com um 16-25, a Académica S. Mamede leva para “negra” a decisão do título e aqui os academistas revelaram-se mais fortes com um expressivo 15-8.
Com os mesmos 5 pontos na classificação geral e com menos 1 set perdido, o troféu viajou para S. Mamede de Infesta, vinte e um anos depois do último título conquistado neste escalão pela a Académica S. Mamede que, nas palavras do seu treinador Nuno Pereira, foi o resultado de “muito, muito trabalho ao longo da época”.
 

Classificação Geral
1º AA S. Mamede - 5pts (2 Vitórias / 1 Derrota)
2º Ala Nun' Álvares de Gondomar - 5 pts (2/1)
3º Esmoriz GC - 4 pts (1/2)
4º AA Espinho - 4pts (1/2)
 
Notícia SOVOLEI